Antecipar
Esperar que o comportamento dos outros aconteça exatamente da maneira que nós desejamos ou da maneira que nós achamos que deva acontecer pode ser um erro muito grande e principalmente pode ser uma deficiência em uma competência chamada teoria da mente que nada mais é do que a capacidade que nós seres humanos temos, e também outros animais, de predizer, de alguma maneira antecipar qual será o raciocínio e até mesmo o comportamento de outra parte.

*****
Observar
Analisemos: quando um grupo de leoas parte para uma caçada, elas conseguem prever com certa antecedência qual vai ser o comportamento da sua presa. Elas conseguem montar tocaias, conseguem fazer com que a sua caçada obtenha êxito. Da mesma maneira tanto na nossa vida pessoal quanto no mundo corporativo fazemos constantemente um exercício de tentar antever o que o outro irá pensar e consequentemente como o outro irá agir. A grande questão é que alguns profissionais deixam de observar o comportamento dos outros que trabalham na equipe para sempre, de alguma maneira, tentar impor o seu próprio comportamento nos outros, nas pessoas que estão trabalhando ao seu lado.

*****
Perceber
Por isso hoje recomendo: se você vem reclamando que muita gente não colabora quando você faz algum tipo de proposta, passe a observar melhor o comportamento dessas pessoas. Tente, em situações simples antever e até mesmo aposte que tipo de comportamento estas pessoas apresentarão. Você vai começar a perceber que talvez a teoria da mente, a sua capacidade de antever o raciocínio e o comportamento dos outros é que pode estar apresentando problemas. Pense nisso! Para a coluna Visão Empresarial

Luciano Salamacha