Compreensão
Desistir é o sempre o caminho esperado por aquele que age baseado na deslealdade, baseado na falta de ética, pois ele sabe que se agir baseado nos valores, nos princípios da organização dificilmente terá mérito, dificilmente terá recebido a atenção necessária da alta gestão para ter as suas ideias compreendidas e principalmente para ter o seu comportamento implantando dentro da empresa.

*****
Destruição
Por isso que a gente costuma dizer que quando há lealdade, quando há ética, tudo fica mais fácil para que a disputa seja um círculo virtuoso, um momento em que cada um aprende com o outro, que cada um ensina ao outro. Já quando esta ética, este respeito, não estão presentes, o que a gente testemunha é justamente o contrário. É alguém querendo destruir o outro achando que com isso terá o maior pedaço daquela situação independentemente de quanto esteja o problema.

*****
Contaminar
Em bom português todo gestor deve se preocupar em evitar que a deslealdade e a falta de ética contaminem a sua equipe e façam com que todas as suas decisões sejam muito mais focadas em apagar incêndios do que propriamente em construir caminhos. O nordeste do Brasil é rico, é fértil em uma série de estímulos para que a gente conheça melhor e que ao mesmo tempo apresente uma performance maior. Fora isso, todo o resto é perda de tempo. Pense nisso! Para a coluna Visão Empresarial

Luciano Salamacha