Nesta semana, aqui na coluna Visão Empresarial estou comentando o significado da palavra recomendação que em bom português significa com grande intensidade, junto com outra pessoa, pedir que confie em algum tipo de comando. Logo, vem aqui um requisito importante para que você saiba se deve ou não fazer uma recomendação para alguém. É necessário que você verifique como está a sua relação de confiança com a outra pessoa. Então, nós temos dois caminhos: o primeiro é quando você já tem o relacionamento com ela e o segundo é quando você não conhece a pessoa.

*****
Confiança
Quando você já tem um relacionamento, fica fácil avaliar se você já construiu uma relação de confiança ou se por algum motivo você já tem anticorpos, você já tem problemas nesse relacionamento. Se você já tem problemas no relacionamento, minha sugestão é evitar fazer recomendações porque elas prescindem confiança e mesmo que a sua intenção seja ajudar, pode ser que você desloque a pessoa do caminho correto. É uma espécie de reação natural da pessoa no seguinte sentido: é melhor eu seguir o caminho que eu confio do que seguir a recomendação de alguém que eu não confio. Já, na segunda hipótese, quando você tem um relacionamento, se você tem um grau de confiança com a pessoa, não há dúvida.

*****
Raciocínio
Faça todas as recomendações que acha que deve fazer, mas lembre-se que você não conhece a pessoa e ela não te conhece, como fazer uma recomendação? A resposta é também relativamente simples, em vez de dizer o que a pessoa deve fazer, tente demonstrar qual é a sua linha de raciocínio, para deixar que a conclusão seja da outra parte e que apenas o seu raciocínio seja debatido, seja corrigido, seja colocado em pauta. Resumindo, se você não conhece a pessoa em vez de fazer uma recomendação, apresente sua linha de raciocínio, se você já conhece, ela confia em você, siga em frente, e se você já a conhece, mas a relação está estremecida, a sua recomendação pode ser entendida muito mais como crítica do que como uma colaboração. Pense nisso! Para a coluna Visão Empresarial

Luciano Salamacha