Muito pouca gente pensa no significado das palavras e uma destas sem dúvida é o termo representação, ou seja, o que você representa para uma pessoa. O termo representação tem o prefixo re que significa intensidade e presentare que significa apresentar, literalmente colocar à frente de alguma coisa. Assim, quando você representa algo para alguém, você está com grande intensidade projetando uma imagem para o futuro. Significa também que a partir do momento em que você é identificado pelas pessoas que trabalham ao seu lado ou por pessoas que apenas observam o seu comportamento.

*****
Expectativas
A representação que elas têm de você também gera um conjunto de expectativas a respeito do seu comportamento e é sobre isso que quero escrever hoje. Tome cuidado para observar cada ato que você pratica dentro da empresa principalmente à luz do que estas pessoas que geram expectativas sobre o seu comportamento irão pensar, irão analisar. É importante dizer também que todo profissional faz parte de um ecossistema em que ele recebe trocas, contribuições dos seus colegas ao mesmo tempo também que emite sinais, se torna uma referência a respeito de momentos decisivos para os outros.

*****
Colher
Por isso, é importante que o profissional questione o quanto vem sendo uma referência positiva para os seus colegas. Afinal, se você é um profissional que se dedica em fazer o máximo para conquistar o sucesso na sua carreira, não esqueça que o seu sucesso também serve de inspiração para que outras pessoas sigam o mesmo caminho e por que não, também colham resultados positivos em sua vida. Para a coluna Visão Empresarial

Luciano Salamacha