Convencer
Algumas pessoas são competitivas por natureza, desde a tarefa mais simples como organizar papeis numa mesa, por exemplo, até disputar clientes no mercado. Para essas pessoas tudo significa competição. Tudo significa superar os próprios limites em prol de uma conquista pessoal. A grande questão é que nem sempre essas pessoas conseguem convencer os seus colegas de trabalho a fazer o mesmo porque cometem um erro muito comum.

*****
Disputar
Esperam que outras pessoas tenham o mesmo entendimento que eles sobre o que deve ser o comportamento competitivo de um profissional. Trago como exemplo uma empresa em que há várias filiais e a alta gestão determina um prêmio, apenas um troféu, para a filial que apresentar melhor desempenho. Então, essa pessoa que é competitiva acaba brigando com os outros colegas querendo que eles tenham o mesmo comportamento como se disputar um troféu fosse a diferença entre o céu e o inferno.

*****
Conquistar
Para alguns parece muito mais um exagero, enquanto que para esse competitivo não se trata do prêmio, mas sim da conquista, da superação. Por isso a recomendação para quem é competitivo é a seguinte: entenda qual é o grau competitividade e o que estimula os seus colegas a serem competitivos. Em vez de querer que os outros enxerguem o mundo como você, passe você a enxergar o mundo como eles. O resultado é que além de você aprender mais, vai brigar menos na empresa. Para a coluna Visão Empresarial